Empresas paraibanas de TIC priorizam contratações de profissionais que sabem atuar com Inteligência Artificial

Empresas paraibanas de TIC priorizam contratações de profissionais que sabem atuar com Inteligência Artificial

Empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Paraíba estão contratando profissionais que lidam ou sabem trabalhar com recursos da Inteligência Artificial (IA). Segundo pesquisa da Access Partnership e Amazon Web Service (AWS), quatro em cada cinco empregadores brasileiros afirmam priorizar a contratação de talentos de IA. O estudo indica que 46% dos empregadores estão dispostos, inclusive, a pagar mais para atrair profissionais qualificados nessa área. 

Na Paraíba, essa realidade já é percebida. O empresário Ricardo Leão, da Zênite Tech, empresa localizada em João Pessoa, afirma que, recentemente, contratou um profissional em virtude da habilidade de uso do ChatGPT (uma das plataformas de IA existentes no mercado) e passou a contratar mais ferramentas para que os demais funcionários usassem, ainda mais, a tecnologia. “Essa é uma tendência mundial e devemos nos adaptar para atender melhor às demandas do mercado. Não há como fugir… essa é uma realidade em plena execução”, declarou. 


“Não temos como mensurar o número exato de contratações por causa da IA, mas nas nossas reuniões há relatos de que as admissões são necessárias em virtude da demanda crescente”, declarou Tarcísio Júnior, presidente da Associação de Empresas e Usuários de Tecnologia (Sucesu-PB). Segundo ele, as empresas, principalmente as de tecnologia, estão investindo na capacitação de funcionários para ampliar o uso de Inteligência Artificial nas rotinas administrativas, suprindo, assim, uma carência do mercado nesse sentido. “Faltam profissionais qualificados em IA e essa está sendo uma alternativa”, ressaltou. 

A Paraíba parece estar na contramão da onda de demissões registrada por big techs. Empresas do setor de tecnologia da informação demitiram mais de 34 mil trabalhadores ao redor do mundo no início deste ano. O número é fruto de um levantamento realizado pelo site Layoffs.fyi, que mapeia a movimentação dos trabalhadores de empresas como Microsoft, Snapchat, eBay, PayPal, entre outras. 

Ao todo, mais de 130 companhias demitiram empregados ao longo do início de 2024. As gigantes do setor estão optando, cada vez mais, por estratégias de corte de custos, enquanto, ao mesmo tempo, priorizam o investimento em novas tecnologias, tal como Inteligência Artificial (IA). Especialistas do setor apontam que os cortes devem continuar ao longo dos próximos meses.

Positiva Comunicação