Turmalinas Tech Day: evento focado no público feminino estimula participação de mulheres nas áreas de TI

Turmalinas Tech Day: evento focado no público feminino estimula participação de mulheres nas áreas de TI

Iniciativa teve apoio de várias entidades, entre elas a Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB) 

O grupo de pesquisa e extensão, formado apenas por mulheres, “Turmalinas Tech”, do Centro Universitário Uniesp, realizou, no último sábado (28), um evento voltado ao público feminino da área de Tecnologia da Informação (TI). O “Turmalinas Tech Day” teve como objetivo debater as dificuldades das mulheres neste mercado. 

No evento, foram abordados temas ligados à Teste de software e inteligência artificial (IA), com a participação de Paula Fernanda, responsável pelo testing hub da Minsait; e Elayni Franco graduanda em ciência de dados da A Agro. Também houve uma mesa-redonda onde foi debatido o tema “Desmistificando o Home Office”, com as presenças de: Kelly Pereira, analista de TI do Banco do Brasil, pós-graduada em Redes de computadores; Janiffer Macena, CEO da IntenseGP; Uberlândia Félix, advogada e estrategista digital; e Gabriela Cavalcante, gerente de projetos e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistema.


O “Turmalinas Tech Day” contou com o apoio da Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB). “Em uma era tão tecnológica, o grupo se mostra como uma força potente neste cenário, trabalhando para incluir, ainda mais, mulheres nesta área, que cresce e precisa de profissionais qualificados. Com o apoio da Sucesu, reconhecemos a importância deste grupo de inclusão feminina. A cada código, a cada solução, elas estão moldando um futuro tecnológico mais inclusivo e inovador”, declarou o presidente da entidade, Tarcísio Júnior.

No Brasil, apenas 16,5% das vagas nos cursos de TI são ocupadas por mulheres. Em 10 anos, a participação feminina cresceu apenas 0,6 ponto percentual, enquanto nas demais áreas já são maioria, passando de 60%. Os dados são retirados do “Mapa do Ensino Superior”, fornecido pelo Instituto Semesp. O prognóstico é bastante preocupante, já que o setor é um dos que mais contrata por ano, podendo gerar uma exclusão de profissionais femininas. 

"O evento foi aberto ao público, focado na presença feminina. Esperamos que esse tipo de iniciativa incentive um número maior de mulheres engajadas na causa. O encontro também reuniu profissionais que não são da área de TI, mas que têm interesse sobre assuntos relacionados ao tema. Por meio dessa reunião, compartilhamos ideias, promovemos networking e aprendemos mais sobre o universo da tecnologia", declarou a coordenadora do “Turmalinas Tech”, Dra. Carolina Oliveira.


Positiva Comunicação