Empresa global com filial na Paraíba ressalta importância dos Centros de Dados

Empresa global com filial na Paraíba ressalta importância dos Centros de Dados
Os Centros de Dados, ou Data Centers (DC’s) em inglês, sempre atuaram como base de toda a economia da informação, e através das mudanças irreversíveis de comportamento causadas pela pandemia, a importância desse serviço foi potencializada. Os Data Centers são grandes protagonistas quando o assunto é transformação digital. 

Responsáveis por fornecer a empresas uma terceirização de infraestrutura de ponta, equipes de TI especializadas e a manutenção ininterrupta de sistemas críticos, foi com a pandemia da COVID-19 que se fortaleceram, sendo reconhecidos como serviço essencial em nível global. Todavia, para aqueles que acompanham o mercado tecnológico, esse não foi um fator surpresa. 

Com as aplicações digitalizadas, na nuvem, os DCs sempre atuaram como base de toda a economia da informação, e através das mudanças de comportamento tecnológico provenientes da pandemia, como o aumento das aulas EAD, trabalho em home office, ou serviços de telemedicina, isso apenas se tornou mais evidente. Essas mudanças dão todos os sinais de que não irão retroceder e que permanecerão em nossas vidas em um mundo pós pandemia. 

Aliado a isso, o crescimento nos gastos mundiais com TI - que estão previstos para totalizar em 4,1 trilhões de dólares em 2021, segundo o Gartner - comprovam o entendimento das empresas no que se refere à evolução dos ambientes tecnológicos e expõe, também, a intensa necessidade da utilização de serviços de Data Centers. Com esse tipo de parceria, ficou mais claro para as empresas que a inovação não é algo limitado apenas àqueles que terceirizam seus serviços tecnológicos, mas também é algo extremamente indispensável aos próprios Data Centers. Essas grandes infraestruturas devem aprimorar seus diferenciais, como:

- Foco no cliente: um DC que possui a satisfação do cliente como seu principal interesse consequentemente buscará a melhoria contínua em todas suas áreas; 

- Infraestrutura: equipamento de ponta e estrutura certificada para promover um ambiente feito para o melhor funcionamento possível; 

- Segurança: a cibersegurança se tornou uma pauta ainda mais urgente para as organizações, é preciso se adaptar e se proteger; algo que se busca obter ao confiar em um Data Center. 

Mas, vale ressaltar que, embora muitos DC’s afirmam que a busca por esses diferenciais, há organizações confiáveis responsáveis por comprová-los por meio de certificações. Numa corrida por quem está em compliance com todas essas demandas de segurança de dados, é necessário sair da zona de conforto para entender nuances dessas infraestruturas e garantir que os dados do seu negócio vão estar armazenados respeitando processos essenciais de segurança, disponibilidade e satisfação. 

A HostDime Brasil serve como exemplo, como Data Center mais certificado do país: se destaca com o alto padrão de qualidade oferecido em sua estrutura (TIER III), gestão de qualidade com foco na satisfação do cliente (ISO 9001), alto padrão de Segurança da Informação (ISO 27701) sendo a primeira empresa do Brasil a se certificar na ISO - conhecida também como ISO da LGPD - e entre outras certificações que comprovam a busca contínua pela inovação; elementos essenciais para destaque no mercado tecnológico brasileiro e garantia de um serviço de excelência. 

É essencial entender como as tendências de trabalho que surgem são relevantes para o seu negócio. Para adaptar sua empresa à transformação digital que já é realidade, é necessário informação, conhecimento e buscar parceiros que apresentem as melhores soluções para a sua empresa. 

(Com assessoria)