Especialista destaca transformações no mundo digital possibilitadas pela tecnologia 5G no Brasil

Especialista destaca transformações no mundo digital possibilitadas pela tecnologia 5G no Brasil

André Martins atua em uma das associadas da Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba      

A chegada da tecnologia 5G no Brasil vem munida de expectativas de mudanças e novas oportunidades para consumidores e empresas. Nenhuma outra inovação, neste momento, é capaz de acelerar a transformação digital com tanta velocidade e impulsionar o setor de telecom e TI quanto à internet móvel 5G. O CEO da NLT Telecom, operadora exclusiva de telecomunicações para Internet das Coisas (IoT), André Martins, pontuou a relevância do 5G e os impactos que essa tecnologia traz para o país. A empresa em que ele atua é uma das associadas da Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB), entidade sem fins lucrativos e que trabalha para o desenvolvimento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no estado.

André, que também é membro do Comitê Institucional da Telcomp (Associação das Operadoras Competitivas) e Líder do Comitê de Redes da ABINC (Associação Brasileira da Internet das Coisas), reforçou, entre outros avanços, como o 5G permite uma comunicação mais rápida, com mais terminais para uma mesma torre e também com uma latência menor – o chamado delay, o tempo entre a informação sair de um aparelho e ir para internet.

André, qual a relação da tecnologia 5G e as soluções em Telecom?

R: O 5G, que é a quinta geração da tecnologia celular, vem para nos dar mais uma opção de conectividade, mas desta vez trazendo um salto tecnológico muito relevante, pois é capaz de entregar grandes capacidades (acima de 1Gbps) para dispositivos móveis e até para banda larga residencial, substituindo a fibra ótica em alguns casos. Além disso, traz também uma grande inovação que é a computação na borda, que na prática elimina a necessidade dos dados irem até a central da operadora, permitindo operações de latência mínima, viabilizando aplicações até hoje impossíveis, como os carros autônomos.

2 – Falando de Brasil, como o 5G impacta o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação?

R: Os impactos são enormes. Desde a possibilidade de capacidades de transmissão equivalentes a fibra ótica, mas sem a necessidade de construção de grandes redes de fibra, até a possibilidade de aplicações práticas de baixa latência, tais como os veículos autônomos citados anteriormente e telemedicina em tempo real. Com certeza, o campo de TIC se abre para novas possibilidades com o 5G.

3 – Sobre os possíveis obstáculos para implantação dessa tecnologia em solo brasileiro. Quais seriam? 

R: Sim, como tudo na vida, há obstáculos. O maior deles é a regulamentação das antenas de celular, pois como o 5G utiliza frequências de transmissão mais altas, serão necessárias de 4 a 8 vezes mais antenas do que no 4G. Além disso, também tem a adoção dos novos smartphones 5G que precisam chegar ao mercado com preços acessíveis para a população.

4 – O que você poderia destacar dos benefícios da tecnologia 5G para o público e de que forma as pessoas sentirão a diferença no uso dessa internet aqui no país?

R: O maior benefício para a população, sem dúvida, é o aumento de capacidade de transmissão de dados e a melhoria da qualidade de rede, além de aplicações invisíveis para a população através de soluções de IoT.

5 – A Paraíba deve absorver rapidamente essa tecnologia? Como vem sendo discutida a aquisição da 5G aqui no estado?

R: A Paraíba, além de estar englobada nos lotes nacionais arrebatados pelas operadoras Claro, Vivo e Tim, também está englobada no lote regional que teve o maior ágio do leilão de 5G, com a aquisição pela Brisanet, o que demonstra o grande interesse das operadoras tradicionais, mas também das novas operadoras pela região Nordeste, incluindo a Paraíba. Possivelmente o lote regional Nordeste seja um dos mais acelerados em sua implementação, devido à possibilidade de conversão do ágio em investimentos.

Positiva Comunicação