Prefeito Luciano Cartaxo firma compromisso para implantação do polo tecnológico no Centro Histórico de João Pessoa

Prefeito Luciano Cartaxo firma compromisso para implantação do polo tecnológico no Centro Histórico de João Pessoa
De olho no futuro e com o objetivo de colocar João Pessoa no mapa tecnológico, dando visibilidade regional e nacional, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assumiu o compromisso, na tarde desta quinta-feira (25), de contribuir para a implantação do polo tecnológico Centro de Estudos de Excelência e Inovação (CEEI) Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, no Centro Histórico da Capital. O compromisso foi firmado durante reunião no Paço Municipal com empresários e setores ligados às áreas de tecnologia, comunicação e cultura da Paraíba.

“Este momento é um marco por estarmos conseguindo unir a iniciativa privada, os poderes públicos, a Câmara Municipal, o SEBRAE, universidades, para fazer uma discussão profunda em relação ao nosso Centro Histórico, levando em conta este Arranjo Produtivo Local (APL) que vai envolver tecnologia da informação, cultura e comunicação, para que a gente possa tornar João Pessoa um polo importante nesta área. Vamos buscar a forma de contribuir, definir um espaço no Centro Histórico onde esse polo possa efetivamente funcionar com o aval da Prefeitura”, afirmou Luciano Cartaxo.

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação, Comunicação e Cultura (TICC) do Centro Histórico de João Pessoa está sendo pensado de forma articulada com a proposta de ocupar, inicialmente, a área onde estava a Faculdade de Ciências Médicas, para fazer João Pessoa avançar em tecnologia mesmo neste período de crise financeira enfrentado por todo o país. O prefeito comentou sobre o assunto e afirmou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa já vem buscando alternativas para que a cidade não deixe de realizar investimentos importantes.

“Estamos vivendo um período de muitas dificuldades no país do ponto de vista da instabilidade política e econômica, mas mesmo assim estamos demonstrando capacidade de entendimento, de união de pessoas em torno de um projeto e, sem dúvidas, a cidade vai avançar muito neste sentido. Estamos buscando novos investimentos para a cidade nesta questão da sustentabilidade. Está aí o Projeto João Pessoa Cidade Emergente Sustentável onde nós tivemos hoje mais uma reunião com o BID e esperamos até o final de setembro assinar o contrato para ter mais investimentos na governança, na qualidade de vida e na tecnologia na cidade de João Pessoa”, disse Luciano.
O objetivo do CEEI é atrair empresas e instituições de fomento e de finanças, investir na qualificação das empresas parceiras, gerar oportunidades de empregos, inserir João Pessoa como novo potencial no PIB com economia criativa e ser incluído, enquanto CEEI, na Rede de Inovação Tecnológica do Nordeste.

O vereador da Capital, Thiago Lucena, afirmou que este projeto será muito importante para a população de João Pessoa porque possibilitará a vinda de muitas empresas internacionais que querem se instalar na Capital paraibana. “Muitas destas empresas poderão auxiliar, inclusive a trazer recursos de fora do Brasil para investir na cidade desenvolvendo soluções tecnológicas para problemas locais. Esta reunião permite criar esta ambiência unindo o poder público, a academia e a iniciativa privada para fazer nossa cidade se desenvolver e se tornar referência em tecnologia”, afirmou.

Participaram da reunião o secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, a representante do Sebrae, Daniela Raposo, os jornalistas Walter Santos e Gutemberg Cardoso, o segundo representando a Associação das Mídias Digitais, os professores Guido Lemos, Paulo Cavalcanti e Cláudio Piemonte, presidente da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações da Paraíba (Sucesu-PB), entre outros professores e representantes da iniciativa privada.

“É um momento histórico porque com a exposição feita pelos diversos segmentos da tecnologia da informação, comunicação e cultura e o comprometimento assumido pelo prefeito de estar convergindo em ações comuns para a instalação deste polo digital, estamos inaugurando uma nova fase no que chamamos de economia criativa. Vamos ocupar com inteligência e inovação o Centro Histórico de João pessoa, criando uma nova base de negócios e compromisso com o desenvolvimento da Capital. Com sensibilidade, Luciano reconhece que existe um movimento organizado bem constituído. E ele, que olha para o futuro, está vendo que é a oportunidade de somar esforços para o desenvolvimento do futuro de João Pessoa”, afirmou Walter Santos.

Fotos do evento: