Oferta de empregos na área de TIC vem resultando no aumento de novos postos de trabalho na Paraíba

Oferta de empregos na área de TIC vem resultando no aumento de novos postos de trabalho na Paraíba

No mais recente levantamento realizado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, a Paraíba teve, até o momento, o maior crescimento relativo do País na criação de novos postos e também o melhor saldo no ano, com mais de 9 mil empregos em agosto. E, segundo a diretora de Recursos Humanos da RHOpen, consultoria especializada em recursos humanos, Marcelle Araújo, a oferta de oportunidades no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), no estado, é o que mais tem impactado nestes números.

“Só no dia 3 deste mês de novembro, em apenas um dos sites de emprego mais acessados pelos interessados foi registrado um número de 352 vagas para a área de TIC, fora o que é encontrado em outras plataformas de busca e oferta de oportunidades no mercado de trabalho”, pontuou Marcelle.

Um levantamento da Brasscom, associação que representa empresas de TIC e de Tecnologias Digitais no país, indicou que nos oito primeiros meses de 2021 foram criados 147 mil novos postos de trabalho nessa área. Isso significa que neste ano, até o momento, o setor contratou 2,5 vezes mais que em 2020. Um aumento de 149% em relação ao total de postos de trabalho criados em todo o ano passado (59 mil), indicado no relatório mensal ‘Monitor de Empregos e Salários’.

Ainda de acordo com Marcelle a área de dados foi a que mais impulsionou esse crescimento. “A pandemia foi uma das grandes responsáveis por esse boom na área de tecnologia, apesar desse crescimento já vir acontecendo a algum tempo, alguns processos de transformação digital eram travados por falta da cultura das empresas, como no caso do Home Ofiice, o que mudou completamente na realidade atual, resultando nessa alta valorização do setor”, destacou.

A entidade representativa de TIC no estado, a Sucesu PB, vem tomando iniciativas para viabilizar mão de obra qualificada no atendimento a essa alta demanda. “Diversas ações são conduzidas frente ao empresariado local como feiras, capacitações e criação de novos mecanismos para formação de profissionais. Recentemente realizamos o Itjobs, uma feira de empregabilidade ofertando vagas de estágio em empresas de tecnologia na Paraíba. Além disso, temos dialogado com instituições de ensino no sentido de ser um facilitador entre empresas do nosso ecossistema e os espaços de formação de profissionais da área, tornando o ciclo de capacitação, contratação e reciclagem contínuo”, reforçou o vice presidente da Sucesu PB, Renato Leite.

Positiva Comunicação