JANTAR DA SUCESU REÚNE EMPRESÁRIOS, INSTITUIÇÕES DE FOMENTO E ACADÊMICOS.

JANTAR DA SUCESU REÚNE EMPRESÁRIOS, INSTITUIÇÕES DE FOMENTO E ACADÊMICOS.
A Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações da Paraíba (SUCESU-PB), tendo à frente o presidente executivo Cláudio de Magalhães Piomonte (e-Gen), realizou na noite desta terça-feira, (25), jantar em parceria com a IBMEC/Devry para divulgação do programa de Qualificação para Exportação - PEIEX, voltado para todos os empresários do setor.

Trata-se de uma ação envolvendo a Fundação Parque Tecnológico e a APEX - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, visando qualificar cada vez mais os setores empresariais envolvidos com a exportação. Claudio Piomonte explica que a proposta é basicamente criar condições para que as empresas tenham maior relevância no PIB da PB, atualmente na casa de 1,5%. As ações devem ter o sentido de desenvolvimento econômico e, também, um viés social.

A Sucesu-PB é uma entidade sem fins lucrativos que incentiva a geração de Negócios visando o desenvolvimento econômico do segmento. No Estado são 32 associadas mantenedoras, com 400 empregos diretos, e 3000 empregos indiretos, média de dez mil clientes e um faturamento da ordem de 50 milhões.

Na oportunidade o empresário e jornalista Walter Santos (Grupo WSCOM), apresentou o APL de TICC – Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação Ciência e Comunicação, que vem sendo desenvolvido com adesão de empresas do setor e apoio de parlamentares, visando ocupar o Centro Histórico de João Pessoa, a exemplo, em Recife, do Ceaser e o Porto Digital de Pernambuco, e em Campina Grande, do Parque Tecnológico da Paraíba. Walter Santos falou também sobre a criação do Centro de Excelência e Inovação professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque – um dos nomes pioneiros desbravadores da implantação de tecnologia no Brasil; para estudos, pesquisa e desenvolvimento.

O gerente geral da DEVRY na Paraíba, Luiz Patrício, que esteve presente acompanhado por seu staff, falou da história de chegada do grupo no Estado e suas ações, e Klauber Brito, coordenador de Pós graduação do IBMEC/Devry, expôs sobre soluções corporativas.

Danielle Costa, mentora do Núcleo PEIEX na Paraíba, o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil, leia-se Ministério das Relações Exteriores; expôs diretrizes, e falou de como preparar empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura.

O evento contou com a presença de representantes da UFPB, IFPB, UFCG, FUNETEC, Secretaria de Turismo, Startups e empresas de Games; também o vereador Thiago Lucena, jornalistas, importantes personalidades do mundo dos negócios de tecnologia, Daniele Raposo do programa StartPB do SEBRAE, Gil Sabino, do projeto Cultural AGENDA Viva e da Associação Paraibana de Imprensa, Paulo Cavalcanti, do PLADES, as coordenadoras de APL Delma Aquino e Marília Araújo, Francisco Mendonça Júnior, Diretor Geral do Parque Tecnológico da Paraíba, e muito outros executivos.