Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de TI é pauta de associação dos usuários de tecnologia da Paraíba

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de TI é pauta de associação dos usuários de tecnologia da Paraíba

A inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no mercado de TI (Tecnologia da Informação) é uma questão em pauta na Associação dos Usuários de Tecnologia da Paraíba – Sucesu PB.  Sendo um dos maiores aliados no quesito inclusão e acessibilidade para os PcDs, o setor tem melhorado e desenvolvido softwares e hardwares que auxiliam nesse processo.

O Brasil, segundo o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (visual, auditiva, física e intelectual; a mais declarada é a deficiência visual, que atinge 6,5 milhões de brasileiros. Grande parte deles ainda não teve seu ingresso no concorrido mercado de trabalho garantido.

Com o desenvolvimento de recursos de acessibilidade, as ferramentas de TIC abrem portas de combate ao preconceito e dão oportunidade de fazer com que a categoria cresça ainda mais e o melhor: de forma igualitária. As empresas de tecnologia em busca por mão-de-obra capacitada, devem cumprir o preenchimento das cotas - de 2 a 5% do quadro de funcionários – reservadas a pessoas com deficiência. A determinação foi criada junto à Lei Federal nº 8.213/91, também conhecida como Lei de Cotas.

De acordo com o vice-presidente da Associação do Usuários de Tecnologia da Paraíba - Sucesu PB, Renato Leite (ServiceNet), o setor de tecnologia é um dos mais inclusivos nesse âmbito de pessoas com deficiência. “A natureza da área, que não exige uma capacidade motora plena, acaba favorecendo essa inclusão e o próprio modelo de trabalho híbrido que se formou, o home office, que facilitou ainda mais esse processo”, destacou.

Segundo ele, a Sucesu PB possui um conjunto de ideias compartilhada com seus associados para busca e também capacitação de pessoas que desejam espaço no mercado de trabalho através da área de tecnologia. “Isso inclui pessoas com deficiência de todas as naturezas. Existem cases conhecidos em todo o Brasil de pessoas até com deficiência visual que conseguem desenvolver seus trabalhos na área de tecnologia. A Sucesu tem também um papel de construção e conscientização do empresariado a respeito disso” pontuou.

Atualmente, a Sucesu é a maior e mais experiente entidade brasileira do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. Com sede em Brasília, conta hoje com, aproximadamente 14 Regionais, 5.000 associados entre Pessoas Físicas e Jurídicas, agregando aproximadamente 100 mil usuários. Na Paraíba, fundada em 06 de agosto de 1996, detém assento na Presidência do Comitê Gestor do Polo Paraíba Digital. É uma associação sem fins lucrativos, apartidária e representativa.



Positiva Comunicação