Expotec 2023: hackathon é realizado com apoio de diversas entidades paraibanas

Expotec 2023: hackathon é realizado com apoio de diversas entidades paraibanas

Para a Sucesu-PB, entidade que representa empresários e empreendedores do setor de TIC no estado, iniciativa é uma das mais importantes do evento

A busca por soluções inovadoras uniu esforços de diversas entidades na realização de um “hackathon” durante a 9ª edição da Expotec 2023, que acontece no Centro de Convenções em João Pessoa até esta sexta-feira (11). A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio da Cagepa, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB), entre outras instituições.


A ação conhecida como “hackathon” reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico. Para a Sucesu-PB, entidade que representa empresários e empreendedores do setor de TIC no estado, a iniciativa é uma das mais importantes da Expotec, marcando a união de esforços de várias instituições. “Ao apoiar o evento, a Sucesu-PB reforça seu compromisso com a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento e ao avanço do empreendedorismo na região”, declarou o presidente executivo da entidade, Tarcísio Júnior.

O Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação também classificou o momento como um grande destaque. O Programa colocou na Expotec 12 projetos selecionados no edital “Conectando Startups”, que direciona seu foco para a promoção de ideias inovadoras em dois setores-chave: educação e turismo sustentável. Já a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) está apresentando a plataforma “Enem Aventura”, um componente do projeto Centelha, que tem por objetivo investir em startups incipientes, trazendo um novo fôlego à cena empreendedora e inovadora da região.

A Expotec é realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e tem apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). “É um evento único que reúne mentes brilhantes, startups promissoras e líderes do setor, promovendo discussões enriquecedoras, troca de conhecimentos e novas parcerias”, ressaltou Tarcísio Júnior.

Positiva Comunicação